A ideia da criação da Arena surgiu quando Maurílio Campos, autor do projeto, percebeu que os aparelhos instalados nas praças de João Pessoa eram ou direcionados à terceira idade ou ao público infantil, necessitando de um local que reunisse o público intermediário, dos 15 aos 60 anos. Foi então que nasceu a paixão pela calistenia, uma forma de exercício que utiliza o peso do próprio corpo para desenvolver força, flexibilidade e equilíbrio.
Assim, juntamente com o apoio de Dema Macedo (gestor dos Parques Parahyba) e a administração do Parahyba Mall, cujo patrocínio foi fundamental, uniram ideias e esforços para transformar o projeto em realidade.
Nossa missão é transformar vidas através da calistenia, promovendo saúde, bem-estar e autoconfiança. Acreditamos no poder do movimento corporal para fortalecer não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito. Queremos inspirar e capacitar pessoas de todas as idades e níveis de habilidade a alcançar seus objetivos de maneira saudável e prazerosa.
Nossa visão é ser a referência global em centro de de treinamento (CT) de calistenia, criando uma comunidade inclusiva e motivadora onde cada um possa descobrir seu potencial máximo. Almejamos expandir o alcance da calistenia, tornando-a acessível e popular, e contribuir para um futuro onde a atividade física é parte integral do estilo de vida de todos.
Valorização da vida: valorizamos cada pessoa que se conecta conosco e buscamos contribuir para um estilo de vida saudável e equilibrado.
Comunidade: acreditamos na força do coletivo e no apoio mútuo para alcançar objetivos comuns.
Excelência: buscamos a excelência em tudo o que fazemos e oferecemos,
No mês de janeiro de 2023, Maurilio Campos, autor do projeto da Arena, passou a treinar calistenia nas barras que existia na pracinha defronte ao edifício Soul, no Parque Parahyba 2.
Em 4 abril de 2023, teve a ideia de instalar na praça barras paralelas. Fez um panfleto e com uma prancheta na mão anotava o telefone das pessoas que passavam e convidava-as a colaborarem por pix.
Nessa época conheceu Dema Macedo, gestor dos Parques Parahyba, que apoiou a iniciativa.
Ainda no mês de abril de 2023 criou um grupo de WhatsApp para prestar contas das arrecadações, que totalizaram R$ 680. Comprou a ferragem e mandou fazer as barras paralelas no metalúrgico.
Em 26 de maio de 2023, um domingo, elas foram colocadas na praça, com a ajuda de Verinaldo , Ivaldo e o sr. Valdir.
A ideia era que as barras paralelas integrassem outros aparelhos, na pracinha. Então Maurilio fez o Projeto Academia na Praça e apresentou a Dema.
Logo as barras paralelas passaram a ser utilizadas pelos rapazes do grupo APZ de calistenia. No dia 3 de agosto Maurilio conheceu alguns deles (Gabriel, Kauã, Pedro , Douglas e outros) e fez uma filmagem para divulgação.
Uma semana depois, na noite de 10 de agosto de 2023, Dema marcou uma reunião com o grupo de calistenia e informou que tinha conseguido patrocínio do Parahyba Mall (que estava sendo construído) para fazer uma quadra de calistenia baseada no projeto de Maurílio. Pediu para ele refazer o projeto, já com o apoio exclusivo do shopping. Nesse dia fizemos essa foto.
Ficou definido, por Dema Macedo, que a Arena levaria o nome de Euclides Alves de Sá, funcionário do TCE falecido há 2 anos devido a uma queda enquanto fazia exercícios de Street Workout em um aparelho do Parque Parahyba 1. Leia a notícia em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/05/25/servidor-tecnico-do-tce-pb-morre-apos-cair-de-uma-barra-durante-exercicio-fisico-em-joao-pessoa.ghtml
Em 11 de agosto de 2023 foi criado um grupo de WhatsApp com os atletas de calistenia (além de Dema e Maurílio) para debaterem sobre o projeto.
Em 11 de agosto de 2023 Maurílio apresentou ao grupo de WhatsApp o primeiro rascunho da Arena de Calistenia, com os aparelhos e o posicionamento deles. Muitos foram incluídos depois.
Em 17 de agosto foi apresentada a primeira versão da logomarca a Arena, criada por Maurílio Campos (que também é design gráfico).
Em 21 de agosto foi apresentada a segunda versão da logomarca, já com os três personagens da logomarca (um homem branco, um homem afro e uma mulher) inteiramente desenhados à mão, no programa CorelDraw.
No dia 18 de agosto de 2023 Maurilio Campos concluiu o projeto da Arena. Imprimiu cópias e pediu para Dema apresentar ao pessoal do Parahyba Mall e também aos secretários de esportes da prefeitura e da SEMAM, para autorizarem a construção da Arena dentro do Parque Parahyba 2, ao lado do canal.
Em 23 de agosto o Parahyba Mall mandou limpar o terreno onde a Arena seria construída, à beira do canal.
Em 1º de setembro de 2023 durante o evento Ação de Distribuição de Mudas de Árvores, Dema entregou o projeto, de forma simbólica, aos representantes do Parahyba Mall. Na foto, Dema, Cláudio (administrador do PB Mall) e Rafaella (Agência Sin de publicidade).
Em 13 setembro de 2023 Dema Macedo se reuniu com Márcio Moreira, engenheiro do Parahyba Mall (à dir. na foto), que garantiu que em 15 dias daria inicio à construção da Arena.
No mesmo dia, 13 de setembro, a construtora cavou a fundação para a alvenaria da Arena.
Em 15 de setembro Dema fez esse vídeo mostrando a fundação para a alvenaria da Arena sendo construída, nas mesmas medidas do projeto: 20x12,5 metros.
Enfim,chegou a ferragem no Parahyba Mall. No dia 27 de setembro de 2023, Maurílio começou a levar os tubos no seu próprio carro – uma parte para guardar em casa, e a outra para o metalúrgico.
Enquanto a verba para dar início a construção dos aparelhos não saía, Maurilio começou a planejar o paisagismo no entorno da Arena, dando início ao plantio de árvores e outras plantas.
Na primeira semana de outubro de 2023, o Parahyba Malll liberou a verba para pagar o metalúrgico e os aparelhos começaram a ser fabricados – todos desenhados por Maurilio, autor do projeto.
Em 10 de outubro de 2023 os primeiros aparelhos começaram a chegar, ficando guardados na sala 4 do Parahyba Mall.
Em 12 de outubro de 2023 Maurílio anunciou que tinha uma ferragem sobrando e que iria fazer mais um aparelho, cuja ideia tirou de um canal mexicano no YouTube. E assim nasceu o aparelho gigante chamado carinhosamente de ESCADAS MEXICANAS – talvez o único desse tipo no Brasil.
Em 5 de novembro foi feito esse vídeo mostrando o paisagismo que estava sendo feito no entorno da Arena.
No dia 15 de novembro de 2023 a areia é colocada na quadra.
Em 17 de novembro uma placa indicativa foi colocada na frente. Arte: Maurílio Campos.
Em 31 de dezembro de 2023 Maurílio concluiu o jardim de cactos e pedras por trás da Arena.
Em 23 de novembro de 2023, Maurílio, juntamente com alguns atletas de calistenia que moram próximo (Gabriel, Lucas e Bruno) espalham a areia na quadra.
Nessa época, Félix, um gato de rua dócil, passou a frequentar os arredores da quadra. Além de respeitar os limites da quadra, espantava os outros gatos que por lá circulavam.
Em 6 de janeiro de 2024 chega a monkey bar, ficando guardada na lateral direita do Parahyba Mall por várias semanas até ser instalada na Arena.
Em 23 janeiro o pessoal contratado pelo Parahyba Mall começa a cavar a areia para a instalação dos aparelhos.
A empresa encarregada da instalação e pintura foi a RRS Engenharia. Na foto, Raynwton Ricardo e Jhonata Iynnik (proprietários).
Em 24 de janeiro de 2024 os primeiros aparelhos são instalados: o primeiro aparelho a ser instalado na Arena foi a Monkeybar, seguindo-se os demais.
Em 26 de janeiro o primeiro aparelho da Arena, a monkeybar, foi testado por Lucas.
Em 5 de fevereiro os funcionários do TCE, amigos de Euclides, deram início a arrecadação do valor para a confecção da placa de inauguração da Arena.
Em 13 fevereiro o grupo de calistenia fez um treino na Arena e filmaram com drone.
Em 14 de fevereiro a placa de inauguração ficou pronta e apresentada a Dema, que se encarregou de mostrar ao pessoal do Parahyba Mall.
A pintura dos aparelhos teve inicio em 21 de fevereiro de 2024. O primeiro a ser pintado foi a monkey bar. No vídeo, André e Juarez.
Em 21 de fevereiro, já na entrada da noite, as escadas mexicanas foram instaladas.
Em 23 fevereiro as escadas foram testadas por Lucas, o primeiro a subir nesse aparelho, o único (talvez) do Brasil.
Em 25 de fevereiro de 2024 a posição das argolas foram marcadas, com a ajuda de Rafael (no vídeo). O único no mundo com esse sistema de marcação para as argolas ficarem com 8 alturas diferentes, Criação do projetista Maurílio Campos.
Rayssa Castro foi a primeira mulher a subir nas escadas, feito que ocorreu no dia de 20 de março.
Em 25 de março Dema anunciou a data da inauguração para 20 de abril de 2024, um sábado (a pedido do Parahyba Mall). Essa animação do vídeo foi publicada no Inatgram
9 de abril a barras paralelas foram retiradas da outra praça e instaladas na Arena.
Em 11 de abril, a pedido de Dema Macedo, a Secretaria de Infraestrutura da prefeitura de João Pessoa (Seinfra) instalou um poste com refletores.
19 de abril a bandeira ficou pronta e apresentada ao grupo de calistenia no WhatsApp.
Também no dia 19 o pedestal para aposição a placa foi construído.
No dia 20 choveu a manhã inteira, além do irmão de Euclides ter dado entrada na UTI., impossibilitando a família do homenageado vir de Salvador. Apesar do adiamento, uma grande quantidade de atletas compareceu na tarde de 20 de abril.
Em 20 de abril Dema Macedo marcou a nova data de inauguração para 25 de maio de 2025.
O tempo ajudou e enfim, chegou o dia da inauguração: sábado, 25 de maio de 2024
Confira, abaixo, os vídeos com todos os discursos e também a apresentação de alguns dos melhores atletas de calistenia e street e workout de João Pessoa. Muitos outros estiveram presentes para prestigiar o evento. Note que no vídeo onde mostra o descerramento a data na placa é 20 de abril de 2024, dia bastante chuvoso que nos obrigou a mudar a data para 25 de maio. Nesse dia, 20 de abril, muitos atletas comparecerem. Permanecerá guardado para sempre em nossas memórias e corações, e pode ser rememorado clicando aqui.
Discursos no dia da inauguração
Apresentação dos atletas