A logomarca da Arena de Calistenia e Street Workout é uma criação de Maurílio Campos. Autor do projeto da Arena, é desenhista profissional e designer gráfico há mais de 30 anos (desde 1998).
A primeira versão da logomarca, em preto em branco, foi apresentada ao grupo de WhatsApp em 15 de agosto de 2023. No grupo, participavam Dema Macedo e alguns atletas de calistenia.
A fonte utilizada na logomarca é a Elastic Street. Algumas modificações foram feitas na fonte original, para adequar-se aos movimentos executos pelos três personagens
Em 17 Agosto Maurílio decidiu que o terceiro personagem da logo seria uma mulher e informou ao grupo
A cada versão Os desenhos iam sendo melhorados, ficando mais elaborados. Veja ao lado algumas imagens usadas como referência para as poses corporais e os rostos dos mascotes (personagens)
Veja nesse vídeo um dos personagens sendo desenhados com o mouse, no programa Corel Draw.
O Projeto da Arena de Calistenia e Street Workout foi concluído no dia 18 de agosto de 2023 e a logo foi inserida na capa
A imagem incluída na capa foi essa. A ideia de Maurilio é que na logo estivessem representados dois homens, um de pele clara e outro de pele parda escura, e uma mulher – todos executando movimentos dinâmicos de calistenia.
O que deu mais trabalho foi desenhar o rosto e os cabelos da mulher. Essas imagens foram usadas como referência.
Esse foi o desenho utilizado na capa do projeto (agosto de 2023), ainda com o rosto toscamente desenhado
E esse foi o desenho finalizado em 9 de setembro de 2023, já com os cabelos no formato e penteado corretos
A versão definitiva da logo foi apresentada em 9 de setembro de 2023 (a mesma que está na placa de inauguração)
Em 15 de outubro de 2023, Maurílio fez uma animação com a logo e publicou nas redes sociais. Clique aqui para ver no Instagram
Em 5 de abril de 2024 a logo ganhou um formato arredondado para ser inserida no perfil do WhatsApp e, mais tarde, na bandeira da Arena
Logo da bandeira sendo desenhada à mão por Maurílio, em 15 de abril de 2023
Como não daria tempo de desenhar a logo à mão, a bandeira foi impressa digitalmente e a foto acima apresentada ao grupo, em 19 de abril (1 dias antes da primeira inauguração, marcada para 20 de abril)
Geralmente as fotografias de pessoas transformadas em desenhos. Aqui você verá exatamente o contrário: os desenhos foram usados como referência para se transformarem em pessoas.
Em 21 de abril de 2024, Maurílio anuncianuncia ao grupo de WhatsApp que planeja imprimir um banner com uma versão da logo com pessoas reais, para ser afixado na inauguração da Arena
Convidou Rayssa Castro para representar a figura feminina nesse novo projeto. No dia 25 de abril fotografou-a em várias posições. Essa sessão resultou em 21 fotos
Esse é resultado da foto de Rayssa, uma montagem no Photoshop com a modelo na mesma posição da logo. Maurílio não ficou satisfeito com a iluminação, pois a foto não tinha sido feita em studio (e sim, lá na Arena, num final de tarde). Resolveu então que todos os personagens seriam feitos digitalmente, no computador, no estilo de ilustração.
Maurílio, então, resolveu criar os personagens através de inteligência artificial (IA). Nunca tinha trabalhado com IA antes. Foram utilizadas três inteligências artificiais diferentes:
a primeira IA, online, gerou a imagens 2 a partir do desenho feito à mão (imagens 1).
A segunda IA, também online, melhorou a imagens 2, gerando as imagens 3, que por sua vez foram trabalhada manualmente no Photoshop, para corrigir os defeitos nos pés e mãos criados digitalmente. Os rostos e cabelos também foram trabalhados à mão.
Por fim, a terceira inteligência artificial foi instalada em um notebook com placa de vídeo dedicada. Foi usada para gerar e renderizar as imagens 3, gerando as imagens 4, em alta resolução. O resultado final ficou o mais perfeito possível.
Confira abaixo os desenhos (figs. 1) e o resultado das imagens geradas no prompt das IAs (figs. 2 a 4)
Veja como ficou a evolução dos rostos gerados nas 3 inteligências artificiais diferentes. O uso do Photoshop, com montagens de fotos reais, foi fundamental para a última IA chegar ao resultado final
Curiosidades
As mãos do personagem afro são fotos de mãos reais: um cara estava passando na Arena e as mãos dele foram fotografadas, servindo de modelo para a ilustração – já que as inteligências artificiais atuais têm dificuldade em gerar mãos e pés com perfeição (ver fig. x, abaixo).
Os cabelos do cara branco foram adicionados no Photoshop, para ficarem o mais próximo possível do desenho. A inteligência artificial tinha colocado franja no lado direito na testa (ver fig. xx, abaixo).
O short do personagem cor branca era marrom. A cor foi modificada para azul, no Photoshop (ver fig. xx, abaixo).
Os olhos dele era marrons. Foram deixados azuis graças ao Photoshop.
O short da mulher também era marrom. A cor foi modificada para vermelho, no Photoshop (ver fig. xx, abaixo).
Os efeitos nas fontes e o fundo verde, na imagem final da lona impressa da placa, foram feitos no CorelDraw.
O arquivo da lona da placa, em formato jpg, ficou com 95mb. O original, finalizado no CorelDraw, ficou com 265mb. A lona para a placa foi impressa na Bureau Digital (bairro Torre).
O programa de inteligência artificial responsável por deixar as imagens em alta resolução, em tamanho grande (cada uma com 10 metros de largura, e média) foi instalado no notebook de Nicolle Ivinny, filha de Maurílio, já que o computador dele não tinha placa de vídeo dedicada, para renderizar as imagens,
Moral da história: inteligência artificial pode fazer muito, mas não pode fazer tudo. A inteligência e a habilidade humanas foram necessárias para a finalização da arte.
Veja abaixo o resultado final. Clique na imagem abaixo para ver em alta resolução.
A partir da foto de Rayssa, e seguindo o mesmo padrão da placa impressa, ficou decidido que todos os personagens teriam os pés descalços. Clique na imagem abaixo para ver em alta resolução.